domingo, 4 de junho de 2023

A internet: seus perigos e como se proteger

A internet na atualidade:
Na atualidade, o uso das redes sociais, bem como o uso da internet, vem se tornando, cada vez, mais presente no cotidiano das pessoas, possibilitando uma difusão rápida de informações e comunicação. Entretanto, por se tratar de um lugar de fácil acesso, existem pessoas, mal-intencionadas, que utilizam desse meio para aplicar golpes fraudulentos

Golpes cibernéticos fazem quase 40 vítimas por dia em São Paulo

Até setembro deste ano, houve 10.366 queixas desse tipo de ataque criminoso. Um dos mais comuns é o golpe conhecido como "Mão fantasma", quando bandidos assumem o controle do smartphone da vítima, fazendo compras e transferências bancárias.



Fonte da imagem: https://img.olhardigital.com.br/wp content/uploads/2019/11/20191127121215-1536x977.jpg


Na reportagem, em questão, são apresentados alguns dados a respeito do crescimento de crimes virtuais, durante a pandemia do covid-19, com base nos dados da secretaria de São Paulo.
Neste contexto, a reportagem, também relata o ocorrido com um técnico de informática, que quase foi vitima de um golpe cibernético, em que, o farsante se passa por um funcionário de banco pedindo informações pessoais e dados bancários, entre tanto o técnico, desconfiado, não repassou as informações, ação essa que, o falsário, respondeu dizendo que iria passar para outra vitima.
Ademais, a reportagem também informa, a respeito, do golpe da ''Mão-fantasma'', que consiste no domínio total dos smartphones, por parte dos criminosos, ocorrido por meio de links acessados pelas vítimas.

consequências das fraudes por intermédio da internet:

E imprescindível, evidenciar-se, que em sua grande maioria das pessoa lesionadas e alvos desses golpes, são pessoas com pouco ou nem um conhecimento a respeito do assunto tratado e uso de aparelhos eletrônicos, geralmente, pessoas de idade já avançada. Os golpistas, por sua vez, se aproveitam dessa inocência e falta de conhecimento das vitimas  para, através de brechas de segurança, rouba-las.
Outro fator, que e valido ressaltar, é o enorme crescimento de queixas a respeito de fraudes cibernéticas, durante o período da pandemia da covid-19. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo no ano de 2019 foram feitas 921 queixas de golpes; já em 2020 foram feitas 2.573, em 2021 2.213 e em 2022 até o mês de setembro 10.366 queixas.

como se proteger dessas fraudes:

>Evitar acessar links de providencia desconhecida ou sem registro aparente 
>Não atender ligações de números desconhecidos 
>Não repassar códigos enviados por mensagem de texto de números desconhecidos 
>Não repassar informações pessoais através de aplicativos de comunicação 



canal: jovem pan news          
link do vídeo:https://youtu.be/fp-2IaWeOfA

fontes: 
reportagem do G1, utilizada como base para postagem: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/12/01/golpes-ciberneticos-fazem-quase-40-vitimas-por-dia-em-sao-paulo.ghtml

aluno/redator: Pedro Paulo Moraes Gonçalves 


Obrigado pela leitura da postagem! veja outros temas relacionados disponíveis no site 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins? Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT...