segunda-feira, 19 de junho de 2023

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins?


Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT. É famoso por suas piadas de humor negro. Começou sua carreira no stand up em 2005 trabalhando em shows de mágica, criando o espetáculo Pão e Circo e depois foi integrante do grupo Comédia em Pé, o primeiro grupo de stand up do país. Autor dos livros, “Notas de um Comediante Stand up”, o primeiro livro de stand up publicado no Brasil, 31 de agosto de 2009, e “Segredos da Comédia Stand up” lançado em 13 de agosto de 2014.

                                           Imagem:

Fonte: O crescimento de Leo Lins no Instagram após decisão judicial | VEJA (abril.com.br)


No dia 4 de julho de 2022, o SBT demitiu Léo Lins, encerrando sua atividade no The Noite. Isso ocorreu depois que viralizou o vídeo de uma piada de Léo envolvendo o Teleton e uma criança com hidrocefalia, em um antigo show de stand up, publicado nas suas redes sociais de Léo no dia 29 de junho. Ele disse: "Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes tomando banho." A piada foi criticada por usuários da Internet. A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, alegando que Leo havia cometido um crime e que a declaração configurava uma fala capacitista. Após a demissão, o vídeo foi apagado das redes sociais oficiais.

                                            Video:

Fonte: Youtube (Balanço Geral)


Censura de Leo Lins.


O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, na terça-feira 16 (maio), que o comediante Léo Lins delete um espetáculo de seu canal de Youtube. O vídeo, publicado em 2022, contém piadas contra minorias da sociedade, segundo o entendimento do TJ-SP.

A decisão acolheu um pedido do Ministério Público pela retirada do conteúdo das redes e determinou que o humorista não transmita, publique ou mantenha em determinados dispositivos arquivos de “conteúdo depreciativo ou humilhante em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável”.

                                           Video: 

Fonte: Youtube (Kim Kataguiri)

Léo também foi impedido judicialmente de sair da cidade de São Paulo por mais de dez dias. Fábio Porchat e Antonio Tabet estão entre os comediantes que saíram em defesa de Leo Lins. “Isso aqui é uma vergonha! Inaceitável!”, disse Porchat, que completou com um texto afirmando que o humorista tem direito de ofender.

Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas aí é só não assistir.


Aluno: João Pedro Pinheiro Sousa

                                                                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins? Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT...