segunda-feira, 5 de junho de 2023

Poluição plástica

A poluição plástica é a presença de plásticos em ambientes naturais, como rios, mares, praias, florestas e outras áreas abertas. Isso ocorre quando os plásticos são jogados fora de maneira inadequada, muitas vezes por meio do descarte incorreto de resíduos ou por meio de poluição industrial. Essa poluição é uma ameaça crescente à vida marinha e à saúde humana, uma vez que os plásticos podem ser ingeridos por animais e se acumularem na cadeia alimentar. Além disso, a decomposição dos plásticos pode levar ao lançamento de substâncias químicas tóxicas no meio ambiente e contribuir para as mudanças climáticas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibRwcdqfoPDRGqMOQdr9jW3ZlPSwqtQrFklW_JQRZC-s5vKjvKt2SDNwKoE-ai2hFF1xTmAZ0kS0-Ncrd-qLvBnYlpnqX2XPVNI8csRtfSdbfk5K0qZ8KZhJcfSdjqM8U7bTuLgnBpmBg/s1600/Post-3.jpg

Consequências 

 A poluição plástica pode ter várias consequências negativas para o meio ambiente, a vida marinha e a saúde humana:

- Matança de animais: os plásticos são frequentemente confundidos com alimentos por animais aquáticos, o que pode levar à ingestão e morte por sufocamento ou obstrução do trato digestivo. Tartarugas, baleias, golfinhos e aves marinhas, entre outros animais, são especialmente vulneráveis ​​a essa ameaça.

- Danos à pesca e à aquicultura: a poluição plástica pode interferir nas atividades de pesca e aquicultura, prejudicando a sustentabilidade dessas indústrias.

- Contaminação de alimentos e água: os plásticos quebram em pequenas partículas, conhecidas como microplásticos, que podem se infiltrar na cadeia alimentar, contaminando peixes, mariscos e outros animais que os humanos consomem. Os microplásticos também podem estar presentes na água potável e serem ingeridos por humanos.

- Destruição de habitats naturais: a poluição plástica pode afetar seriamente os habitats naturais de animais, como recifes de coral, manguezais e pântanos.

- Problemas de saúde humana: a ingestão de microplásticos e a exposição a substâncias químicas presentes em plásticos podem estar associadas a problemas de saúde em humanos, como distúrbios hormonais, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Em resumo, a poluição plástica tem efeitos profundos e nefastos sobre a vida, tanto dos animais quanto dos humanos, do meio ambiente e da economia


Fonte:https://www.redebrasilatual.com.br/wp-content/uploads/2021/08/plastico_oceano.jpg

Fonte:https://www.defensoresdoplaneta.org.br/wp-content/uploads/2019/02/1020984_1-1024x680-1.jpg

Prevenção

 1. Reduzir o consumo de plástico descartável, como sacolas, copos, garrafas e talheres de uso único. Opte por produtos reutilizáveis, como garrafas de água, sacolas de compras e recipientes de comida.

2. Reciclar corretamente. Separe o lixo reciclável e encaminhe para a coleta seletiva.

3. Evitar o lançamento de plásticos no meio ambiente. Descarte o lixo corretamente, não jogue lixo em vias públicas ou em rios e mares. 

4. Apoiar políticas públicas eficazes. Exija ações governamentais para reduzir a produção e o uso de plásticos descartáveis.

5. Participar de campanhas de conscientização e educação. Compartilhe informações sobre a poluição plástica com amigos, familiares e colegas para aumentar a conscientização sobre este tema.

6. Escolher produtos com embalagens sustentáveis. Empresas que estão trabalhando em soluções sustentáveis podem ser priorizadas.

7. Atuar em projetos de recuperação de lixo. É possível participar de projetos que ajudam a retirar o lixo dos rios, praias e outros ambientes naturais.

8. Adotar novos hábitos de consumo e fazer escolhas mais conscientes. É possível escolher produtos que tenham menor impacto no meio ambiente, como produtos orgânicos ou com embalagens biodegradáveis.

Aluna:Yasminy da Silva Passos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins? Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT...