domingo, 4 de junho de 2023

DIFAMAÇÃO NO MEIO VIRTUAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

 Primeiramente devemos entender o que é difamação e sua assosciação com o espaço digital.


O que é difamação e por que ela esta presente na internet?

 Segundo o Tribunal de Justiça do Destrito Federal e dos territórios,órgão responsável por comprir e aplicar a lei ao caso concreto,"Difamar – é tirar a boa fama ou o crédito, desacreditar publicamente atribuindo a alguémum fatoespecíficonegativo, para ocorrer o crime de difamação o fato atribuído não pode ser considerado crime".Diante disso,nota-se que no contemporâneo tal atitude/crime está presente na sociedade brasileira,principalmete nas mídias digitais,como instagram,facebook e entre outros.
 Isso ocorre,umas vez que diversos indivíduos,em especial jovens,visto que os mesmo estão mais imersos aos meios de comunicação digital,acreditaremque tais espaços são uma terra  sem leite,onde pelo fator de estarem do outro lado da tela não sofreram os efeitos de suas ações.
 Ademais,outro fator que contribui para o aumento de casos de difamação é a falta de conhecimento,dado que grande parte dos sujeitos não tem acesso a uma educação de qualidade,a qual além de explicar as materias deve fomentar o conhecimento social dos seres,este que os auxiliaria a entender e saber como agir na sociedade.

Consequências da Difamação ao indivíduo

 De acordo com a Constituição Federal de 1988,artigo 196,a saúde é direito de todos e dever do Estado.No entento,mesmo com a presença de tal conjuntura,obseva-se que diversos cidadãos que são alvos da difamaçãonão possuem essa saúde,principalmente a mental,já que muitas vezes os boatos propagados afetam a sua integridade e credibilidade,de forma que prejudique sua relação com os demais seres,assim fazendo com que o sujeito difamado se exclua,o que consequentimente leva ao desenvolvimento de problemas mentais,como ansiedade e depresão.

 Fonte:https://patriciacarneiro.adv.br/wp-content/uploads/2022/03/pexels-yan-krukov-7640490-300x200.jpg

Caso da universitária vítima de boato na Internet diz que teve a honra de volta após decisão da Justiça no Espírito Santo

   "Indo contra o pensamento comum de que a Internet é “terra de ninguém”, um jovem capixaba foi obrigado pela Justiça a se retratar publicamente no Facebook após espalhar boatos de que teve relações sexuais com uma universitária."

  Fonte:https://s2-g1.glbimg.com/hn-pnDd1AO4bt14YmOETofzPlxU=/0x0:605x330/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/A/X/VdAIcXTDacCdyOyCMWrw/a1-5125663.jpg

"Para manter a mentira, Lázaro Dias chegou a criar falsas conversas com a vítima e compartilhar com amigos no Whatsapp. De acordo com a vítima, a universitária Izabela Stelzer, 22 anos, ela sequer conhecia o autor dos boatos. Porém, eles tinham amigos em comum."

"A conversa montada por Lázaro se espalhou e causou constrangimentos à vítima, sua família e namorado. O pai da universitária ligou para o jovem, pedindo que Lázaro desmentisse a história, mas ele fingiu não saber do que se tratava."

"O inquérito policial foi encaminhado à Justiça e, na segunda-feira (15), uma audiência de conciliação determinou que Lázaro deveria publicar um texto em seus perfis do Facebook e Instagram admitindo que mentiu."

Fonte:https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/universitaria-vitima-de-boato-na-internet-diz-que-teve-a-honra-de-volta-apos-decisao-da-justica-no-espirito-santo.ghtml

 ASS:Daniel Baia do Carmo.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins? Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT...