domingo, 4 de junho de 2023

Os Problemas e Impactos do Cyberbullying

"Projeto de Lei Lucas Santos contra cyberbullying é aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba

Projeto foi criado em alusão à morte de Lucas Santos, de 16 anos, filho da cantora Walkyria Santos. Ela lamentou o "ódio destilado na internet" e disse que precisava deixar um sinal de alerta para outras famílias."

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/08/10/projeto-de-lei-lucas-santos-contra-cyberbullying-e-aprovado-pela-assembleia-legislativa-da-paraiba.ghtml

Pesquisa realizada pelo Instituo Ipsos com cerca de 20 mil crianças ao redor do mundo revela que a Índia ocupa o 1° lugar no ranking mundial de casos de Cyberbullying enquanto o Brasil ocupa a segunda posição.

O que é Cyberbullying?

Cyberbullying é uma designação criada para enquadrar os casos em que há a prática de comportamentos hostis os quais agridem moralmente uma pessoa através do ambiente virtual, como no caso de aplicativos de mensagens, redes sociais e plataformas de jogos, com o intuito de assediar, ridicularizar, enfurecer, assustar ou/e perseguir um determinado indivíduo. Essas manifestações ocorrem como:

I. Envio de mensagens de ameaça ou de humilhação para a pessoa através de redes sociais;
II. Postagens de imagens ou vídeos considerados constrangedores;
III. Se passar por outras pessoas para enviar comunicados maldosos.

Fonte: https://abraceprogramaspreventivos.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cyberbullying-dias-para-educadores-escola-bullying-e1597959582782.png

As ocorrências dessas manifestações ocorrem quando as chamadas "brincadeiras" começam a passar do ponto, ou seja, os indivíduos continuam com as mesmas atitudes mesmo depois que a pessoa pedir para parar fazendo com que ela se sinta desconfortável e, posteriormente, podendo passar para o meio online.

Em casos mais graves os agressores denominados de "cyberbullies" criam perfis falsos, com a crença de que estão com suas reais identidades protegidas, para acometer as vítimas que acabam sofrendo com apelidos de mau gosto, humilhação pública, exposição, entre outras ofensas.

Entretanto, diferente do bullying convencional praticado através do contato presencial, o cyberbullying deixa um rastro digital que pode dar os indícios para pôr fim a perseguição.

Consequências do Cyberbullying

As condutas relacionadas ao cyberbullying podem resultar em diversos danos a saúde física, emocional e mental de suas vítimas, trazendo resultados mais prejudiciais do que o bullying convencional, os quais geralmente ocorrem lado a lado com mais frequência.

Os casos ocorrem em maior quantidade com a parcela mais jovem da população, a qual está constantemente imersa nas redes sociais, e que ainda não sabem lidar com todos os problemas da vida tornando-os mais vulneráveis podendo serem afetados de diversas maneiras.

Em questão da saúde mental o indivíduo passa a sentir-se mais aborrecido, constrangido e com a sensação de ser incapaz. Os sintomas podem levar ao desenvolvimento de transtornos como depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou até mesmo bipolaridade.

No quesito emocional a vítima começa a perder o interesse por aquilo que gosta de fazer ou sente vergonha. Já os sintomas físicos englobam dores como na barriga e cansaço, que pode ser gerado pela perda de sono.

Em casos mais graves pode levar os indivíduos a cometer o ato de suicídio.

Caso Lucas Santos

No dia 3 de Agosto de 2021 (terça-feira), o Tiktoker de 16 anos Lucas Santos, filho da cantora de forró Walkyria Santos, foi encontrado morto, em seu próprio quarto no condomínio em que morava, pela tia.

Fonte: https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/08/filho.jpg

Segundo as informações, o jovem teria tirado a própria vida após uma publicação feita pelo mesmo em suas redes sociais. Stratava  de uma brincadeira feita entre amigos e que o filho da cantora pensou que as pessoas achariam legal, entretanto acabou por receber mensagens de ódio.

Em alusão a morte do filho da cantora, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um projeto em lei em que há a criação do Dia Estadual de Combate ao Cyberbullying e monitoramento de ofensas pela internet com o intuito de contribuir para o fim de manifestações de agressões pelos meios virtuais.

O projeto de Lei Lucas Santos também conta com um programa de ações de educação para crianças e adolescentes, de instituições públicas e privadas, além de oferecer assistência a vítimas de carácter jurídico, médico, psicológico e social.

Fontes:
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo

https://www.todamateria.com.br/cyberbullying/

https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm#:~:text=O%20cyberbullying%20%C3%A9%20a%20pr%C3%A1tica,de%20agress%C3%B5es%20f%C3%ADsicas%20e%20morais.

https://www.band.uol.com.br/entretenimento/melhor-da-tarde/noticias/filho-da-cantora-walkyria-santos-e-encontrado-morto-aos-16-anos-16363770

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/08/10/projeto-de-lei-lucas-santos-contra-cyberbullying-e-aprovado-pela-assembleia-legislativa-da-paraiba.ghtml

https://www.ipsos.com/en/global-views-cyberbullying

Autor(a): Évellyn Bruna Silva e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leo Lins e sua "censura"

 Quem é Leo Lins? Leo Lins é um humorista, escritor, roteirista e ator brasileiro. Fez parte do programa The noite com Danilo Gentili no SBT...